1
1 0 + E D I TO R I A L Aos poucos as coisas vão voltando ao “normal”. Sim, entre aspas, pois as mudanças geradas por conta da pandemia atingiram vários quesitos da nossa rotina e estamos – cada vez mais – aptos para lidar com as adversidades e os novos cenários. Não, não foi (e para alguns ainda não está sendo) fácil. Porém, o amor pelo propósito e a busca constante por produtos e serviços que agreguem valor a nossa e a sua marca é uma constante na filosofia da nossa empresa. Investimos em tecnologia, em equipe e em ferramentas que tragam ainda mais resultados para todos aqueles que caminham conosco. A Revista Yacht Mais traz nessa edição matérias leves e informativas que valorizam os profissionais e empresas do nosso Estado e contribuem para a divulgação daqueles que movimentam a economia local e até mesmo nacional. Agradecemos mais uma vez a todos que confiam na credibilidade do nosso veículo. Desejamos uma ótima leitura e aproveitamos para lembrar que também estamos no meio digital. Siga @revistayachtmais Acesse www.revistayacht.com.br Um forte abraço, LUCIANO DÓREA Diretor Executivo - Grupo Canal 2 CANAL 2 COMUNICAÇÃO E EVENTOS LTDA. Telefones: 71 3344 1911/2416 E-mail: contato@canal2.com.br Website: www.canal2.com.br DIRETOR GERAL Luciano Dórea [ luciano@canal2.com.br ] EDITORA-CHEFE Cris Montenegro (DRT -BA 2521) [ editoracanal2@gmail.com.br ] DESIGN EDITORIAL Elaine Quirino [ elainequirino@gmail.com ] COMERCIAL Eveline Correia, Érika Monique, Ana Guedes e Luiz Amorim EDITORA DO SITE E INSTAGRAM Gabriela Bandeira [ gabriela@agenciacomunicandoideias.com.br ] COLABORARAM NESTA EDIÇÃO Roberto Pires, Janete Freitas, Bruno Porciúncula, Victor Villarpando e Laís Matos. EDIÇÃO - Junho 2022 SAC - 71 3344 1624 A Revista Yacht não possui qualquer responsabilidade pelos serviços e produtos das empresas anunciantes em suas edições, nem assegura que promessas divulgadas como publicidade serão cumpridas. Cabe ao leitor avaliar e pesquisar informações sobre os produtos e serviços anunciados, que estão sujeitos às normas do mercado, do Código de Defesa do Consumidor e do CONAR – Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária. A Revista Yacht Mais não se enquadra no conceito de fornecedor, nos termos do art. 3° do Código de Defesa do Consumidor e não pode ser responsabilizada pelos produtos e serviços oferecidos pelos anunciantes, pela impossibilidade de se deduzir qualquer ilegalidade no ato da leitura de um anúncio. Porém, com o objetivo de zelar pela integridade e credibilidade das mensagens publicitárias publicadas em suas edições, a Revista Yacht Mais se reserva o direito de recusar ou suspender a veiculação de anúncios enganosos ou abusivos que causem constrangimento ao consumidor ou as empresas. Todas as matérias que possuem o nome do anunciante ou da sua marca na parte superior da página são de responsabilidade do aunciante em questão. As imagens dos anúncios publicitários e das colunas assinadas veiculados na Revista Yacht são de responsabilidade dos respectivos anunciantes e colunistas.
1 2 + S UMÁ R I O CAPA DIREITO TURISMO MODA BELEZA Conheça a história de Josi Lima, proprietária do Miss Nail Cuidado com os hackers O melhor de Salvador Saiba tudo sobre a cor de 2022 Rituais de skincare 16 18 60 54 56
A festa de um filho é muitas vezes a realização de um sonho para os pais e encontrar uma empresa especializada que consiga transformar os pensamentos lúdicos em realidade, nem sempre é uma tarefa fácil. Foi no meio desta busca de opções diferenciadas para fazer a festa de 1 ano do seu primeiro filho, que Graça Dias enxergou a oportunidade de entrar nesse nicho encantador dos eventos infantis. Commais de 15 anos atuando como executiva de vendas e marketing em empresas multinacionais, a empresária Graça Dias resolveu materializar seus sonhos. “Conheci mães, empresárias, mulheres que queriam alguém que cuidasse de todo o evento e com uma entrega de excelência. Omercado de festas sempre foi caracterizado pelo “amadorismo” e as festas acabam sendo uma junção de vários profissionais informais, +G R AÇ A D I A S Graça Dias: a fada madrinha doMundo Caramelo São quase 10 anos realizando sonhos e proporcionando doces lembranças o que incidia sempre em muito trabalho na organização do evento”, revela a empreendedora. A partir desse incomodo surgiu a ‘Mundo Caramelo’. Criada há 9 anos, a empresa é formada por profissionais capacitados que cuidam de todas as etapas do evento, incluindo: estrutura, projeto, decoração, relação com fornecedores e assessoria completa. “Com o passar dos anos, nossos clientes começaram a nos pedir para ter espaço próprio. As crianças gostam das festas em buffet infantil pelos brinquedos e dinâmicas e o nosso público prioriza uma infraestrutura de qualidade, projetos de decoração exclusivos e um buffet de primeira linha. Então, resolvemos expandir o negócio adquirindo espaços físicos”. Hoje, a Mundo Caramelo tem unidades na Pituba e Lauro de Freitas, um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões para atender com maestria as famílias que buscam um espaço para a realização de uma festa infantil completa, de nível elevado e de alto padrão. Os resultados são sempre surpreendentes e a qualidade diferenciada nos mínimos detalhes dos serviços oferecidos para um buffet infantil reflete o sucesso da empresa para um público exigente. Graça Dias é reconhecida nacionalmente pelo requinte e grandes projetos de decoração. Além disso, a empresária trabalha com consultoria e palestras sobre o mercado de evento. A ‘Mundo Caramelo’ não é seu único empreendimento. Ela ainda é idealizadora e proprietária do projeto nacional ‘Expo Kids Brasil’, uma feira de eventos infantis que circula as principais capitais do norte e nordeste do Brasil. A IDEALIZADORA 1 4
1 6 +C A PA
1 7 O desejo por cabelos compridos e volumosos está tornando as técnicas de alongamento cada vez mais populares entre as mulheres. Atualmente é possível garantir um visual natural de maneira mais rápida e confortável. Omega hair é uma aplicação de fios naturais na raiz do cabelo, mas existemdiversosmétodos de aplicação de extensão capilar e uma que está fazendo sucesso entre as famosas é o “Instant Hair”. O instant Hair é a técnica menos agressiva do mercado de alongamento e consiste no alongamento dos fios com cabelos naturais originados do Sul do Brasil. A implantação é feita através de fitas de micropele cirúrgica, a aplicação é de forma rápida com duração de no máximo 20 minutos, sem danificar os cabelos e utilizando apenas 10% do cabelo original para colocação. O resultado fica natural e ainda é imperceptível ao toque. Ométodo Instant Hair não traciona o fio, não precisa de reposição de mechas, é a prova d’água e amanutenção deve ser feita em aproximadamente 60 dias. A responsável pela técnica que atrai famosos como Ivete Sangalo, Lore Improta, Nicole Bahls, Simone, Solange Almeida, Mari Gonzales, Mari Antunes, Luiza Sonsa, Scheila Carvalho, Gabriela Rocha e muitas outras artistas, é a baiana Josi Lima, 32 anos, proprietária do salão Miss Nail. HISTÓRIA Tudo começou ainda na adolescência, quando Josi Lima saiu de Entre Rios e viajou até Arapiraca, em Alagoas, nas suas férias, só para ajudar a prima arrumar os cabelos das amigas. “Desde muito nova adorava mexer nos cabelos das minhas amigas, fazia escova e penteados. Por isso, em 2008, resolvi cursar estética em uma faculdade de Salvador”, revelou Josi. Enquanto estava na faculdade, Josi começou a trabalhar de esteticista em um salão e ajudava também as cabeleireiras sem receber nada a mais por isso. As clientes começaram a gostar muito do seu trabalho e a partir daí, ela começou a atender em domicilio e em seu quarto, na casa em que morava no bairro de São Rafael. Em 2010, Josi resolveu entrar para o mundo dos alongamentos e viver a grande virada em sua vida. Em um dos seus atendimentos, uma cliente ofereceu um espaço física na Pituba, onde funcionava anteriormente uma esmalteria. Josi viu aí a oportunidade de expandir seu negócio e abriu o primeiro Miss Nail em Salvador. Em cinco anos ela abriu uma nova filial do salão no bairro do Itaigara com 240m2. Em seguida inaugurou uma unidade na Praia do Forte e outra em São Paulo. A empresária agora está ampliando o espaço físico da matriz na Pituba, que será inaugurado ainda esse ano. O local tem 400m2 e conta com um projeto assinado pela designer de interiores Nathalia Velame. O Miss Nail é atualmente considerado uma das maiores referências em alongamento de cabelos no país. A técnica “Instant Hair” fez tanto sucesso que Josi passou a ministrar cursos online, onde ela repassa toda a bagagem que conquistou ao longo de sua carreira. “É tambémuma possibilidade de fazer comque a naturalidade da técnica possa ser alcançada por todas as mulheres que desejam cabelos longos de forma segura e rápida”, conta Josi. Os interessados em aprender mais sobre a técnica podem ainda fazer o curso de imersão e passar um dia de aula prática no salão ao lado da especialista. Atualmente, a principal rede social do salão, o Instagram, soma mais de 262 mil seguidores, que acompanham diariamente as transformações surpreendentes, através das postagens (antes e depois). “Não é sobre colocar cabelo, é também elevar a autoestima e transformar a vidas de mulheres”, conclui Josi. E para quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho da especialista em alongamentos, seu Instagram — @salaomissnail — está repleto de fotos e vídeos incríveis. MISS NAIL PITUBA o Rua Território do Rio Branco, 332, Pituba - Salvador-BA Dentro da loja Mesckla m (71) 3561-3202 MISS NAIL ITAIGARA o Av. ACM, 1298, sala 106 A, Shopping Cidade - Salvador-BA m (71) 3240-6862 MISS PRAIA DO FORTE o Av. do Farol, 39, Mata de São João m (71) 3676-4000 Ramal 3064 MISS SÃO PAULO o Rua Haddock lobo, 131 - São Paulo - SP m (11) 9976895640 Q @salaomissnail Miss Nail traz técnica de alongamento inovadora Da Bahia para o mundo: Desde muito nova adorava mexer nos cabelos das minhas amigas, fazia escova e penteados. Por isso, em 2008, resolvi cursar estética em uma faculdade de Salvador” JOSI LIMA
1 8 O momento é de regeneração e mudança. Para estimular essa vibração, Pantone 17-3938 Very Peri foi eleita a Cor do Ano 2022. Ela “reflete o que está acontecendo em nossa cultura global, expressando o que as pessoas estão procurando e o que podem esperar em resposta às suas expectativas”, explica Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, no site oficial. Very Peri traduz a transição pela qual todos estamos passando. Isso porque, ao voltarmos à superfície depois de um intenso período de isolamento, nossas noções e padrões estão em transformação. Quase um lilás chegando ao roxo, a nova cor abrange as qualidades dos azuis, mas ao mesmo tempo possui um subtom vermelho-violeta. Quem descreve é Leatrice Eiseman, diretora executiva do Instituto Pantone. Segundo a especialista, apresenta “uma atitude alegre e positiva, e uma presença dinâmica que encoraja a criatividade sem precedentes e a expressão imaginativa”. + MODA POR ROBERTO PIRES a cor da Peri, Very VALENTINO trans formação
1 9 Propondo uma atitude despreocupada e uma curiosidade instigante, que aguça o espírito criativo, Very Peri nos ajuda a abraçar o cenário mundial de possibilidades, abrindo perspectiva para reescrevermos as nossas vidas a partir dessa nova visão. Trata-se, no entender da Pantone, de um mix entre a lealdade e a constância dos azuis e a energia e entusiasmo dos vermelhos, que resulta da energia brincalhona que encoraja a expressão pessoal. A cor do ano em que se espera o fim da pandemia traz a mensagem do empoderamento, colocando o futuro adiante de uma nova luz. A escolha da Cor do Ano pelo Pantone Color Institute reflete a inovação e transformação que estão ocorrendo em todo o planeta. A cor é encarada como uma forma intensa de comunicação e como uma maneira de expressar e afetar ideias e emoções, de se envolver e se conectar. Para chegar à seleção anual, os especialistas em cores da Pantone fazem um profundo garimpo no mundo inteiro em busca de novas influências de cores. É dessa maneira que, durante 23 anos, a Cor do Ano da Pantone tem influenciado o desenvolvimento de produtos e as decisões de compra em vários setores, incluindo moda, decoração e design industrial, assim como embalagens de produtos e design gráfico. CHANEL ATRIZ WHITNEY PEAK HOUSE OF GUCCI LADY GAGA DOLCE GABBANA
2 0 + MODA POR ROBERTO PIRES Retorno à alegria e liberdade ESMALTE LILÁS PASTEL RITA COM AMELIE INTENSE O BOTICÁRIO BALM LABIAL UVA UMA CORZINHA INTENSE O BOTICÁRIO NETFLIX NOVELESCO ESCANDALOSO IMPALA HUMOR LIBERTA NATURA DELINEADOR LÍQUIDO PARA OLHOS LILÁS LILAC INTENSE O BOTICÁRIO SOMBRA MATE COMPACTA BERINJELA INTENSE O BOTICÁRIO LÁPIS PARA OLHOS BERINJELA UVINHA ARTÍSTICA INTENSE O BOTICÁRIO Very Peri, a cor de 2022, pode ser conferida nos mais diferentes produtos. Seja vestuário, acessórios ou artigos de maquiagem, como a linha Intense by Manu Gavassi, e colore também o esmalte Impala Netflix Novelesco Escandaloso. Marcou presença também nas passarelas de Valentino, Dolce & Gabbana Man e Chanel, bem como no look escolhido pela estrela pop Lady Gaga para o lançamento do filme House of Gucci (Casa Gucci), no qual interpreta a personagem principal. A cor-sensação está presente até na perfumaria, a exemplo da embalagem de uma recente fragrância unissex da Natura, batizada como Humor Liberta, que convida todo mundo a viver a vida do seu jeito, inspirado no espírito livre de uma geração que não abre mão de ser feliz. Afinal, todos nós almejamos o retorno à felicidade pós-pandemia.
2 1 J A R D I N S - S Ã O PA U L O S H O P P I N G D A B A H I A - S A LVA D O R S H O P P I N G B A R R A - S A LVA D O R para ser novo, de dono. basta trocar @ PA U L A F R A N K O F I C I A L
2 2 +S HO P P I N G I TA I G A R A Segundo shopping center instalado na Bahia e um dos primeiros do Nordeste, o Shopping Itaigara sempre foi pioneiro quando o assunto é centro de compras e lazer. Dentro desse espectro, o segmento de moda veio ganhando espaço no empreendimento, ao longo dos anos, e com a gestão da Enashopp e novas lideranças em setores vitais para esse tipo de negócio, como a superintendência e o marketing, as operações de vestuário e itens decorativos têm se consolidado como um dos pilares do mix oferecido pelo shopping. Além de ações mais pontuais, como desfiles de moda e campanhas publicitárias, o empreendimento vem qualificando lojistas e colaboradores e se posicionando junto ao seu público mais ávido pelas novidades do universo fashion. “Temos pautado as nossas ações na modernização do shopping e sempre buscado trazer o que há de mais atual para promover uma experiência diferenciada ao nosso cliente”, ressaltou Gilson da Hora, gerente de Marketing do Shopping Itaigara. Em 2021, para difundir as tendências do verão 2022, o Shopping Itaigara lançou, em parceria com a Vogue Brasil, a exposição 7 Estilos Universais. A equipe de produção, moda e estilo da Vogue selecionou nas lojas do shopping as peças que integraram a exposição. O trabalho de curadoria foi feito com a jornalista especializada em moda da Vogue Alice Coy, e por Dani Monaco, fashion stylist e colaboradora de publicações como Vogue, Glamour e Casa Vogue. Ainda este ano, no mês dedicado às mulheres, o Shopping Itaigara promoveu um evento com a consultora de Moda e Apostando no universo fashion Shopping Itaigara investe em eventos e ações, se posicionando no segmento da moda na Bahia. Varejo Anna Libório, para clientes e lojistas, sobre Construção de Imagem. A ação buscou associar a moda ao estilo de vida e ao comportamento da mulher contemporânea, assim como destacar a sua relevância dentro do mercado de trabalho. Entre outras ações, o empreendimento também tem investido em profissionais que têm se destacado no cenário da moda para estrelar as suas campanhas publicitárias, como a modelo Katarine Mary, uma das apostas do segmento, já com atuação internacional. Ainda sobre valorizar tendências, outro segmento que caminha junto com o da moda, o de decoração, também têm integrado as ações de Marketing do shopping. Na campanha de Dia das Mães deste ano, por exemplo, o Itaigara promoveu uma mostra de decor, simulando uma casa, onde cada cômodo representou um estilo de mãe. Projetado e executado pela arquiteta Sandra Sampaio, os cômodos traziam objetos decorativos e opções de presentes direcionados, como bolsas, vestidos e acessórios selecionados para mães esportivas, elegantes, executivas, dramáticas urbanas e acolhedoras. Cada aposento representa um estilo de mãe Campanha de Moda Inverno 2022 conta com modelo
2 4 + MODA “Não saio sem brinco e batom!”, garante a empresária e consultora Anna Libório. “Os maxi brincos são os que eu mais gosto, mas até isso a pandemia nos sabotou. Eles brigam com a máscara, e antes que rasgassem a orelha passei a usar pérolas e pontos de luz”, explica. Segundo Anna, “a marca Rosana BerPOR ROBERTO PIRES Você é do tipo que não sai de casa nardes está com tudo, além dos poderosos acessórios da Dolce & Gabbana. Outro nome que vem deixando as tops de cabelo em pé é Daniel Roseberry”. No recente desfile, presencial e não mais virtual como vinha acontecendo, o Diretor Criativo da Schiaparelli apresentou looks femininos adornados com brincos imensos, trazendo aos spots muito dourado e pedras coloridas em versões maximalistas. sem brinco ?
2 5 Paula Magalhães, apresentadora de tevê (programa Mosaico Baiano) sempre antenada com as novidades fashion, conta que, depois da necessidade do uso de máscara protetora, quase não usa mais. “Só saio de casa sem brincos. Às vezes, à noite, coloco um quando estou em casa na Praia do Forte”, diz a jornalista e editora de moda, que opta pelos brincos bem grandes, coloridos e com strass. “Então, prendo o cabelo para destacar ainda mais a peça”, revela. Já a empresária Maria Petilo transformou sua paixão em um negócio bem-sucedido. Suas lojas homônimas, em Ondina e Morro de São Paulo, exibem acessórios de todos os estilos e preços. Ela explica que a mulher baiana “ama se sentir linda”, e a maioria não fica sem brinco de jeito nenhum, porque é um sinônimo de feminilidade. Ex-funcionária pública, Maria enfrentou a dificuldade gerada pela pandemia com muita garra e determinação, acreditando que o autocuidado e a vaidade na medida certa impactam beneficamente na vida e na saúde das mulheres. Além dessa marca, lançada há cerca de quatro anos, Salvador conta com outras lojas que apresentam excelentes opções de brincos, seja bijuteria, semijoia ou joia. Entre elas, H.Stern, Vivara, Trudys, Comparatto e Carolina Costa. “A baiana sempre gostou bastante de argolas, e hoje em dia quase todas têm no mínimo dois furos na orelha, pois gostam de brincar com esse acessório”, diz Carolina, proprietária de lojas em shopping centers na cidade e que acaba de inaugurar um amplo espaço na Alameda das Espatódeas, em parceria com a Bilbao. “Só saio de casa sem brincos. Às vezes, à noite, coloco um quando estou em casa na Praia do Forte” PAULA MAGALHÃES ANNA LIBÓRIO Os maxi brincos são os que eu mais gosto, mas até isso a pandemia nos sabotou. Eles brigam com a máscara, e antes que rasgassem a orelha passei a usar pérolas e pontos de luz” BRINCO SCHIAPARELLI
2 6 + MODA Tanto faz. Pode ser uma coisa ou outra, ou as duas em diferentes ocasiões. A democracia reina no universo dos acessórios, especialmente os brincos. Os maxi estão voltando com tudo, depois de terem perdido espaço nas orelhas femininas em decorrência do confronto com a máscara obrigatória em tempos de pandemia do coronavírus. Com a vacinação e a testagem, artistas voltaram a aparecer na televisão ostentando brincos enormes, como é o caso de Ivete Sangalo e Taís Araújo. E a tecnologia vem tornando os brincões, inclusive os de pressão, mais leves e confortáveis, sem machucar as orelhas. Maria Petilo afirma que atualmente os brincos com strass, franjas ou plumas estão em alta cotação entre a mulherada. E deverão continuar em evidência no inverno. As correntes também permanecem fazendo adeptas, da mesma maneira que as pérolas, em muitos casos associadas às rivieras. As pedras e cristais em cores misturadas são outras fortes tendências, como se vê nas redes sociais da Trudys e da Comparatto. As semijoias passam, cada vez mais, a ocupar o lugar das joias. Hoje vivemos uma grande insegurança e ninguém quer ter suas preciosidades caríssimas levadas por bandidos. “No contexto atual, a prata 925 com banho de ródio tem ganhado espaço, pois as peças ficamnobres e elegantes”, informa Petilo. Carolina Costa, outra empresária que dá nome a semijoias, confirma que os brincos com zircônias e resinas coloridas, do mesmo modo que as franjas, estão agradando muito a clientela baiana. E a ordem é misturar e extravasar. Por exemplo: várias argolinhas iguais em uma única orelha. “E ear cuff e ear hook vieram pra ficar. Independentemente da idade da mulher”, garante Carolina, que comercializa cartelas com até três pares. POR ROBERTO PIRES eis a questão ouminimalista, Maximalista BRINCO MARIA PETILO BRINCOS CAROLINA COSTA BRINCO MARIA DOLORES PARA MARTHA PAIVA BRINCO ROSANA BERNARDES
2 7 Localizado num dos bairros mais nobres de Salvador, o Shopping Graça Master é sinônimo de conforto e praticidade nas compras, principalmente à população do seu entorno. Além de ser um dos mais tradicionais da cidade. Com mais de 20 anos atuando no mercado, o centro de compras conta com lojas e salas distribuídas em três andares e estacionamento gratuito. A missão do shopping é oferecer a máxima integração do seu espaço com os moradores do bairro da Graça. “Ficamos no coração da localidade e oferecemos diversos aspectos que oferecem conforto ao cliente, como estacionamento gratuito, para que possam fazer suas compras sem pressa, sabendo que não terão nenhum custo”, disse Raphael Lyrio, subsíndico da unidade. O mix de lojas e serviços são os grandes diferenciais do Graça Master. “Temos muitas lojas e a previsão é que muitas outras passem a funcionar por aqui. Isso mostra que continuamos trabalhando para trazer novas marcas, o que, consequentemente, fortalece a economia e o comércio da região. Queremos crescer juntos”, afirmou Lyrio. O empreendimento atende a todas as faixas etárias de clientes, que têm pelo menos uma característica em comum: querem desfrutar de atendimento de qualidade e de um ambiente agradável. Opções não faltam para quem procura o melhor em acessórios e moda feminina, masculina, praia, lingerie e infantil, além de estúdio de pilates, reforço escolar, escritórios de engenharia e arquitetura e serviços emgeral. +S HO P P I N G G R AÇ A MA S T E R Shopping o centro de compra da região da Graça o Rua da Paz, 187 - Graça Q @gracamaster SHOPPING GRAÇA MASTER O empreendimento é ideal para quem busca variedade e conforto GraçaMaster:
2 8 POR ROBERTO PIRES é documento O cenário do ‘tamanho grande’ avança e se consolida. Marcas de roupas específicas desse segmento aparecem cada vez mais. Os números confirmam esse crescimento. Segundo a Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), o mercado de moda plus size registrou um movimento de R$ 7 bilhões no Brasil de 2018 a 2019, representando um crescimento de 10%. Seja na área de vestuário ou de maquiagem e cosméticos, a presença de modelos gordas é cada vez mais constante. Estamos vivendo a era da inclusão, que agrega também negros, albinos, pessoas com vitiligo, trans etc. As campanhas estampam figuras diversas, o que é coerente já que todos são, afinal de contas, consumidores. O consagrado estilista francês Jean Paul Gaultier, que sempre foi a favor da diversidade em seus desfiles e anúncios publicitários, convidou para estrelar a campanha de seu perfume La Belle Intense a modelo plus size Leslie Barbara Butch, que é também DJ e ativista pelos direitos das minorias sexuais. Por aqui, O Boticário acompanha essa tendência com o movimento #diversabeleza. PRECIOUS + MODA Tamanho
2 9 No exterior, a top plus size Precious Lee surge poderosa na campanha da Lane Bryant. Trata-se, nada menos, da maior varejista de tamanhos grandes dos Estados Unidos. Lee apareceu ainda, com suas formas avantajadas, nas passarelas das labels Versace e Christian Siriano. O espaço é pequeno? Sim, mas vem se expandindo e se firmando a cada nova estação. Gorda e negra, 31 anos, Precious Lee prova que não é impossível ser capa de revistas importantes, como a Vogue America. E aproveita para defender a representatividade e inclusão na indústria da moda. Essa representatividade desembarcou também nos desfiles de outras grandes marcas. Além da Versace, a Fendi, Chloé e Dolce & Gabbana contrataram recentemente modelos plus size para suas apresentações. Entre elas, a americana Paloma Elsesser e a holandesa Jill Kortleve. De fato, esse meio tem se tornado mais diversificado e inclusivo. The Fashion Spot’s Diversity Report contabilizou que nos lançamentos Primavera-Verão 2022 da semana de moda de Nova York participaram 48 modelos plus size, sendo que na temporada anterior foram apenas seis delas. O que se nota, agora, é que as marcas exclusivamente de tamanhos grandes (entre elas, Program Moda, Camélia Plus Size e Dona Charme) dividem espaço com outras que passaram a incluir numeração maior em suas grades, a exemplo da Gang Jeans. Lojas de departamento já exibem araras com peças G, GG, XGG etc. Já não é difícil encontrar modelitos bacanas para essa faixa como outrora. O estilista baiano Isaac Silva, radicado em São Paulo, criou sua marca apregoando a representatividade, sem restrição de tamanho, cor e idade, nem mesmo de gênero. A proposta é oferecer roupas que vestem todos os tipos de corpos, fabricadas com tecidos fluidos e frescos. “É a roupa que tem que caber na pessoa, e não o contrário”, diz Isaac, com bom humor. Ele destaca que vai além das marcas ditas plus size, pois não adota uma modelagem padronizada para esse público. Com 12 anos de atividade na capital paulista, onde mantém duas lojas, o designer comercializa uma numeração especial muito bem estudada, para vestir corpos grandes e diferenciados que podem, por exemplo, ter muito busto e pouco quadril e vice-versa. É uma moda ainda mais inclusiva, segundo ele. “Uma roupa tem que cair bem, é onde vai aumentar a autoestima da pessoa”, observa Isaac, que teve como madrinha a cantora Elza Soares e veste a amiga paraense Gaby Amarantos. CHLOÉ CAMPANHA O BOTICÁRIO VERSACE BY FENDI
3 0 + MODA POR ROBERTO PIRES Se o vestuário está se democratizando a olhos vistos, para o bem de todos, o setor de calçados também dá seus passos firmes. A tradicional Casa Eurico, por exemplo, oferece sapatos femininos do 40 ao 44 e masculinos do 44 ao 50. Sem deixar de lado o charme e a beleza dos modelos. Enquanto o tamanho dos pisantes se expande em ofertas, o conforto ganha atenção redobrada. É o que propõe a tendência Comfy Shoes, que ganhou mais espaço nessa pandemia. Esse estilo traz a possibilidade de ser estiloso e ficar confortável ao mesmo tempo. Atualmente, existem vários modelos disponíveis no mercado, adequados para todos os gostos. Desde 2017, de acordo com o instituto de pesquisa em varejo NPD, a indústria de saltos altos vem desacelerando com a tendência de uso de sapatos mais confortáveis nos Estados Unidos. Além disso, os comfy shoes estão associados à qualidade de vida e ao cuidado para evitar problemas ortopédicos. A Boaonda, marca especializada em comfy shoes, aponta que os modelos mais procurados são aqueles que possuem maior tecnologia e conforto, a exemplo dos clogs (tamancos). Segundo a coordenadora de marketing Letícia Vaccari, as pessoas estão procurando mais palmilhas confortáveis, que absorvem até 80% do impacto das passadas, e produtos com acabamento antibacteriano. Por sua vez, o solado especial garante estabilidade e segurança, importantes também para o público mais idoso, prevenindo lesões ortopédicas. A categoria ‘comfy’ tem ganhado destaque também na marca Usaflex. Esse conforto especial aparece nos mais diversos tipos de calçados, incluindo scarpin de animal print, que resgata o maximalismo do início dos anos 2000, e outros modelos com acabamentos mais pesados como tachas. Sem esquecer, é claro, da botas e abotinados indispensáveis no outono-inverno. Calçados para todos BOAONDA, MARCA ESPECIALIZADA EM COMFY SHOES SCARPIN DE ANIMAL PRINT DA USAFLEX ABOTINADOS DA USAFLEX
3 2 Morar bem, com um alto padrão de qualidade e emumempreendimento que arranca suspiros. Isso é o que proporciona o Boutique Villas, idealizado pela Dona Empreendimentos, Leão Engenharia e Jotagê Engenharia. Um projeto inovador, sustentável e com um design arrojado, inspirado no lifestyle boutique dos mais famosos destinos de charme ao redor do mundo. Assinado por empresários baianos, o empreendimento é sucesso em terras portuguesas. Evidenciando o bem estar, a funcionalidade e o conforto, o Boutique Villas dá a sensação de viver em um grande +DON A E M P R E E N D I M E N TO S Boutique Villas: a assinatura de luxo de baianos em terras portuguesas Baianos lançam empreendimentos residenciais de alto padrão no mercado Europeu jardim. Fizemos Casas T4+1 exclusivas, pensamos na integração dos ambientes das moradias com um layout funcional, onde a varanda é uma extensão ao living, o gourmet uma extensão da cozinha, e tudo integrado a muito verde, disse Antonio Medrado, CEO da Dona Empreendimentos. De acordo com Antonio, o paisagismo é peça de destaque do empreendimento, afinal Cascais é o encontro do azul do mar com o verde da vida. “É o lugar onde o belo, o design e o verde têm lugar de destaque e proporcionam a seus moradores um blend de lifestyle.
3 3 DONA EMPREENDIMENTOS BRASIL o Rua Sol Nascente 43, Edf. Vitraux, Sala 403 – Garibaldi m Telefone: (71) 3358-0047 PORTUGAL o Rua Ivone Silva 6, Edf. Arcis, 18 andar – Avenidas Novas – Lisboa A natureza reserva cenários deslumbrantes e a vida acontece em grande estilo, o que fez de Cascais um dos lugares do mundo que mais se valorizou nos últimos três anos”, pontua. A proximidade de uma grande capital europeia (Lisboa), o fácil acesso a serviços e, ao mesmo tempo, a tranquilidade de uma vila charmosa rodeada de muita natureza, sol e o mar somam muitos pontos positivos ao Boutique. “Ele é considerado o mais charmoso e surpreendente da região, não só pela sua arquitetura autoral, mas também pela localização única, vista mar deslumbrante, verde que encanta e plantas com layout funcional . São casas de quatro suítes com duas tipologias, todas com suas piscinas privativas”, ressalta o CEO. E como se não bastasse toda essa composição que faz os olhos brilharem, os idealizadores foram além e pensaram em uma estética totalmente funcional para o empreendimento. “Não temos circulação de carros no térreo, toda circulação é subterrânea. E para esse feito contamos com a capacidade e brilhantismo do arquiteto David Bastos. Um dos melhores arquitetos do Brasil, seus projetos são sinônimos de requinte, design e funcionalidade.”, declara o empresário. EM TODA PORTUGAL Além do Boutique Villas, outros empreendimentos com o toque de dendê foram lançados recentemente na terra do pastel de nata. “Lançamos o Essence Estoril, em Estoril, e o Castro 462, na Cidade do Porto. Todos seguindo o mesmo padrão de luxo e conforto que o comprador merece. Inclusive são sucesso de vendas e de críticas também”, finaliza Antonio. CASTRO 462 EM PORTO Com projeto único, pensado em cada detalhe, o empreendimento é composto por penthouses e Garden Houses, todas de tipologia T4 duplex. Ideal para famílias que procuram a qualidade e tranquilidade que a zona da Foz do Douro proporciona, com exclusividade e sofisticação. O residencial fica ao lado de um jardim, criando uma verdadeira relação entre a natureza e um empreendimento de alto padrão, numa das ruas mais nobres da cidade de Porto. ESSENCE ESTORIL O Essence Estoril foi projetado para proporcionar aos seus moradores a leveza e descontração da vida em Estoril com todo conforto, praticidade e modernidade. O residencial tem apartamentos contemporâneos, com conceito de moradia, e uma integração harmoniosa com o verde exterior, muito design e funcionalidade. DAVID BASTOS
3 4 Há 6 anos em Salvador, a loja Lady Mary comercializa peças de diferentes marcas com amplas opções de escolhas e acessórios exclusivos feitos artesanalmente com pedras naturais e pérolas de água doce. Além disso, o grande diferencial é o atendimento da proprietária Dirciléia Takano, que quando está na loja faz questão de auxiliar suas clientes com seus conhecimentos sobre moda e comunicação. “A moda foi feita para nos comunicarmos e cada mulher tem um estilo, um estereótipo corporal, uma história a contar e comunicar”, afirma. +L A DY MA RY Loja LadyMary oferece o Mundo Plaza Empresarial, L1, loja 148 m (71) 98189-2390 Q @ladymarystyle K www.ladymary.com.br atendimento personalizado e acessórios exclusivos LADY MARY DIRCILÉIA TAKANO Na Lady Mary é possível encontrar roupas de qualidade, acessórios, bolsas e sapatos. O cliente sai de lá com o look completo. Dirciléia Takano é formada em comunicação, relações públicas e especialista em consultoria de imagem pela Faculdade Belas Artes de São Paulo. Ela não só vende peças de vestuário, como também oferece atendimento exclusivo com direito a produção completa. “Não é só usar uma roupa, o que vestimos fala muito sobre a imagem que queremos passar e transmite uma mensagem”, explica a especialista. A loja física é localizada no Mundo Plaza Empresarial, na Avenida Tancredo Neves e as dicas de moda podem ser acompanhadas pela página do instagram onde Dirciléia posta as principais tendências. E pra quem prefere fazer as compras sem sair de casa, é possível também adquirir as peças online através do próprio Instagram. “Meu principal objetivo é trazer peças atemporais e contemporâneas para mulheres de bom gosto”, conclui. Meu principal objetivo é trazer peças atemporais e contemporâneas para mulheres de bom gosto
3 5 Conforto, tecnologia e ampla variedade de produtos e serviços fazem do Mundo Plaza, um dos maiores centros empresariais de Salvador Não é apenas a beleza estrutural que atrai os olhos de quempassa pelaAvenida Tancredo Neves que faz do Mundo Plaza um dos melhores empreendimentos empresariais da capital baiana. O complexo possui inúmeras comodidades. O Street Mall do Mundo Plaza é um shopping inteiramente climatizado com uma praça central de 1500m2, iluminação natural, paisagismo e espelhos d’água. O Mall conta com um selecionado mix de lojas: moda, joias, beleza, decoração, carros, celulares, corretora de imóveis, óticas, farmácias, produtos naturais e aparelhos auditivos. Na área de gastronomia você encontra delicatessen, cafeterias e restaurantes com várias especialidades. Além disso, o Mall conta com bancos, lotérica e serviços diversos como cartório, certificação digital, gráfica, chaveiro e muitos outros. O estacionamento é amplo e possui garagem privativa e exclusiva para os condôminos e vagas rotativas para clientes e visitantes. No Mundo Plaza Empresarial não importa se você é profissional liberal e precisa de uma sala compacta ou deseja um amplo espaço para a sua empresa, você +MU N DO P L A Z A Ummundo de oportunidades vai ter um fluxo constante de pessoas, tecnologia de ponta e uma grande variedade de serviços, com a praticidade que você sempre sonhou ter nos negócios. Além disso, possui um Business Center com salas moduladas que podem chegar a até 407,71m2 e um foyer com 182,40m2 de espaço para seu evento, o espaço perfeito para palestras, seminários e workshops. E em um lugar chamado “mundo”, não podia faltar a tecnologia dos melhores empreendimentos internacionais: infraestrutura para internet de alta velocidade, Wi-Fi compartilhado com todos os clientes no Street Mall, de forma gratuita, elevadores inteligentes e um heliponto, que além de funcional, oferece uma das melhores vistas da metrópole soteropolitana. O Mundo Plaza está entre os maiores emais audaciosos empreendimentos que Salvador já viu. Mas todo esse porte tem um único sentido: dar qualidade de vida a você, porque você tem nele um mundo de opções por perto. Ganhando tempo e qualidade de vida em um lifestyle que milhares de pessoas no mundo já adotaram, de viver perto de onde trabalha ou onde pode encontrar tudo o que precisa. CONDOMÍNIO MUNDO PLAZA o Avenida Tancredo Neves, nº 820, Caminho das Árvores, Salvador-Ba. Funcionamento de segunda a sábado das 8h às 20h – Domingos das 8h às 18h m (71) 3500-2555 Q @mundo_plaza K www.condominiomundoplaza.com.br
3 6 Quem passa pela avenida ACM, com certeza já reparou no Shopping Cidade. O centro comercial de ótima localização oferece conforto e comodidade aos seus clientes, que são bem recebidos desde a entrada com o estacionamento gratuito e o serviço de manobrista, até as opções de compras nas mais de 20 lojas disponíveis de diferentes segmentos como decoração, saúde, beleza, estética, vestuário, alimentação e serviços. Há 36 anos, o Shopping Cidade abria as portas pela primeira vez e logo no ano da inauguração ganhou o prêmio Ademi de arquitetura. No início o local era umStation Center com serviços exclusivos para o setor automotivo, mas com o passar dos anos, se transformou em um centro de compras e serviços que vem se atualizando e acompanhando a transformação das formas de consumo. Hoje o Shopping Cidade oferece ummix variado de lojas. “O Shopping Cidade conseguiu acompanhar o perfil de consumo que foi se modificando ao longo dessas quase quatro décadas. De centro automotivo a shopping de decoração e atualmente funciona muito bem com marcas que conseguem em um só lugar reunir serviços e produtos. Levando praticidade e conforto para os clientes.”, salienta Reynaldo Loureiro CEO do Grupo Cidade. A localização privilegiada é outro ponto forte do centro comercial. A arquio centro de compras oferece muito mais que produtos e serviços Modernização e arquitetura: tetura foi construída usando como inspiração o comércio de rua. Assim, todas as lojas possuem saídas independentes e vitrines de frente para a Avenida ACM, que podem ser visualizadas por todos os passantes. A arquitetura tem ainda o objetivo de viabilizar a redução de custos com o aproveitamento da ventilação e iluminação natural. O Shopping Cidade está localizado em uma das principais avenidas de Salvador e em breve com a implantação do BRT, seu acesso será ainda mais valorizado. Durante a pandemia o Shopping manteve a locação de todas as lojas. Inclusive, com significativa procura de novos locatários. “Durante o período, novas marcas passaram a integrar o mix do Shopping Cidade”. Também neste momento, o shopping passou por uma revitalização na sua arquitetura com atualização de letreiro e iluminação. “O Shopping Cidade conseguiu acompanhar o perfil de consumo que foi se modificando ao longo dessas quase quatro décadas. REYNALDO LOUREIRO FOTO REGINALDO SANTOS
3 7 A Casa Nandos é uma empresa familiar que nasceu em Salvador, há 33 anos, e no início da sua trajetória oferecia apenas opções de sofá e sofá-cama, mas seguindo a essência da loja de sempre entregar o melhor para a casa dos clientes, a proprietária Teresinha Palhares, começou a comercializar e crescer no universo de móveis e decorações. “Tem muito amor, muita perseverança e uma eterna busca por fazer melhor. Trazemos em nosso DNA uma história de inovação e todos os nossos produtos são resultado de uma busca e pesquisa minuciosa e detalhista”, revela Teresinha. Hoje, a Casa Nandos oferece um mix de produtos que levam a realização de um projeto de excelência, oferecendo diversas opções de sofás fixos, retráteis, sofás-cama, móveis para sala de jantar, homes, quartos, varandas e mobiliário também para área externa. Além disso, a loja hoje também está se desenvolvendo na área corporativa, atendendo de empresa para empresa. Mais de 200 fornecedores de todo o Brasil trabalham em parceria com a Casa Nandos, mas pensando em valorizar o trabalho feito no país, Teresinha sempre busca priorizar os designers brasileiros. Outro diferencial da empresa é o atendimento personalizado e despojado com os clientes. “Buscamos entender cada consumidor e sua necessidade, valorizando a identidade única de cada projeto, atendendo a necessidade de customização de seu produto, adaptando tamanho, modelos e acabamentos. Por isso, focamos também em tornar cada vez mais acessível os projetos diferenciados dos designers para os clientes”, conclui Teresinha. RODRIGO SAMPAIO Quem assina a vitrine da Casa Nandos é o arquiteto Rodrigo Sampaio. Ele está a frente do RSA, um escritório que atualmente possui uma variedade de +C A S A N A N DO S projetos desde Edifícios Residenciais, em Salvador e Ilheus, corporativos e interiores. “Acreditamos na qualidade tanto estética quanto funcional dos produtos da marca, e também em Teresinha. Devido o dia a dia de trocas e uma sinergia, Teresinha nos deu o desafio de elaborar a Vitrine da Loja”, conta Rodrigo. O arquiteto separou algumas dicas de decoração para os leitores que se interessam pelo assunto. CASA NANDOS RODRIGO SAMPAIO o Av. ACM, 1298 - Itaigara - Shopping Cidade - Lj 01/02 m 71 3359-3999 WhatsApp: 71 99687-2616 Q @lojacasanandos o Rua Alceu Amoroso Lima, 276 Torre Mondial Salvador Office - Sala 1609 Caminho das Árvores m 71 99970-4362 Q @Rodrigosampaio.arq Contato@rodrigosampaioarquitetura.com comdesign acessível e atendimento personalizado DICAS: aA sobreposição de tapetes está super em alta, Rodrigo então indica o tapete maior ficar embaixo, com o menor em cima. A mesma coisa vale para os estampados e com formatos diferentes, indica-se sempre colocar em cima aqueles com formatos retangulares e sem estampa. aPara uma sala de estar atemporal, na maioria dos móveis o arquiteto sugeri tons neutros ou de madeira, usando pontos de cores, em poltronas específicas, e também na produção através de almofadas e objetos decorativos. aE por fim, a iluminação sempre neutra quente, para dar aconchego e conforto ao ambiente. Casa Nandos oferece móveis FOTOS REGINALDO SANTOS TERESINHA PALHARES E RODRIGO SAMPAIO ESPAÇO ASSINADO PELA ARQUITETA DANIELA GRANJO
3 8 Que tal encontrar serviço de organização e itens para te auxiliar nessa missão em um só lugar? Essa é a proposta da Crie e Organize. A empresa criada pela personal organizer, Carolina Moreira, nasceu em 2019, após ela perceber a dificuldade em encontrar serviços e produtos especializados para organização de ambientes em um só lugar. Desde então, encontrou oportunidade para empreender e fez da Crie e Organize empresa referência na área. De acordo com ela, a organização sempre fez parte da sua vida. “Sempre gostei muito, e em 2016 me especializei como personal organizer. Enxergo a organização além da estética, ela transforma vidas. Proporciona qualidade, tranquilidade, aumento da produtividade e economia, à medida que você deixa de comprar aquilo que não precisa. E foi com esses propósitos que fundei a Crie e Organize, para facilitar vidas.”, pontuou Carolina. Por isso, a Crie e Organize é mais que uma loja de organização de produtos. “Nela oferecemos uma assessoria personalizada para cada cliente. O que serve para um, nem sempre é o que serve para o outro, porque a organização é personalizada. Estamos buscando sempre o que existe de melhor no mercado em produtos para organização. Também buscamos participar de feiras e congressos para trazer novidades para os nossos clientes”, ressalta a empresária. Além de trabalhar com a venda de produtos especializados e sugestões personalizadas para cada cliente, a Crie e Organize oferece outros serviços. “Também oferecemos cursos e palestras, trabalhamos com a locação de espaço e serviços de personal organizer, realizado por parceiras da loja. Aqui o cliente pode optar em contratar um ou vários serviços que oferecemos, além de ter a sua disposição um mix de mais de 1000 itens à sua escolha”, diz a gestora. A loja também trabalha em parceria com as profissionais de organização e arquitetos na modalidade de consignação. “Deste modo, os clientes que contratam um profissional, podem viver a experiência de um ambiente organizado, adquirindo os produtos que melhor se adequam aos seus ambientes e devolvendo aqueles não utilizados. Afinal, nossa missão é oferecer organização, contribuindo para o bem-estar dos mesmos”, finaliza ela. Crie e Organize: Feng Shui a empresa que chegou para revolucionar o mercado de organização em Salvador Organizaçao + +C R I E E O R G A N I Z E Criada por Carolina Moreira, a empresa oferece serviço e produtos para organização de ambientes Saiba como o Feng Shui e a organização podem transformar seu lar o Av. Antônio Carlos Magalhães, 1298 Shopping Cidade – Itaigara m (71) 3506-9884 - 98692-7020 Q @crieeorganize K www.crieeorganize.com.br m (71) 99741-7992 - Q @salvadororganiza Já diz um antigo ditado que “o que os olhos não vêm o coração não sente”. Mesmo que, de alguma forma, isto aconteça de forma inconsciente, a decoração de um local, seja residencial ou comercial, é uma fonte permanente de estímulos e informações que influencia diretamente as pessoas que nele vivem e isso pode ser explicado através da psicologia ambiental, área que estuda a inter-relação entre o comportamento humano e o ambiente que o circunda, conforme afirma o estudioso Gabriel Moser, Doutor em Psicologia pela Universidade René Descartes-Paris V e professor de Psicologia Ambiental. Por esta razão, é que o Feng Shui evidencia a importância da limpeza e da harmonização do ambiente em que se habita. A prática, juntamente com o trabalho do personal organizer, pode ajudar a trazer felicidade para o lar amenizando, por exemplo, a insônia e o estresse. O feng shui é uma técnica milenar chinesa que nasceu com mestres taoístas que faziam uma análise do espaço onde as comunidades iriam viver. É um processo que está diretamente ligado com a circulação das energias e sua harmonização, para que as energias negativas saiam e somente as positivas sejam conservadas. “O Feng Shui foi criado há mais de 3 mil anos pelos chineses, que observaram que na natureza temos tudo que precisamos para viver melhor. Ao perceber isso trouxeram vários elementos para dentro do nosso ambiente, como as plantas, flores, cristais, cores que trazem essa harmonia. De forma mais prática, dizemos que é a acupuntura da casa, vendo qual é a sua dor e o remédio de feng shui que vamos usar para lhe trazer mais saúde, vitalidade entre outros benefícios”, explica a personal organizer Janaina Machado, que junto com Edneia dos Santos, também personal organizer, criaram a Salvador Organiza & Harmoniza. A empresa tem o propósito de levar mais qualidade de vida através da organização. Assim, as especialistas baianas reuniram a metodologia exclusiva criada por elas junto com técnicas do feng shui, o que resultou na ‘Metamorfose do Lar’, um método que se resume em organizar e fazer reposição da carga energética do ambiente, seja em um lar ou empresa. O projeto teve início após uma observação de trazer mais energia, vitalidade, prosperidade e saúde para as pessoas. O método ‘Metamorfose do Lar’ funciona em 4 passos. O primeiro é a limpeza do ambiente e o descarte e desapego de itens. Em seguida, dar-se início a organização e estratégias de rotina. O terceiro passo é o processo de reposição energética e cura dos ambientes. E por fim, a aplicação do baguá, uma bússola que demonstra os nove setores mais importantes da vida: carreira, sabedoria, família, prosperidade, sucesso, relacionamento, criatividade, amigos e, no centro, a saúde. “Fazemos a leitura física desse espaço usando a planta baixa da casa, e ela nos mostra quais aspectos podem ter desafios”, conta Edneia. Todo o processo é feito de forma personalizada e intimista, a qual atende a necessidades pessoal de cada família.
4 0 No primeiro dia após a chegada, vamos conhecer esse universo que é a cidade do Cairo e tentar desvendar seus mistérios. Uma das paradas obrigatórias é o Museu Egípicio, um portal para o passado com mais de 100 mil artefatos históricos, que incluem as principais descobertas da tumba do famoso faraó Tutancâmon. Do Cairo, pegamos um avião até Aswan, uma cidade encantadora e de atrações incríveis. É de lá que começa o nosso cruzeiro pelo berço da civilização egípcia: o Rio Nilo. Viajaremos com todo o luxo e conforto oferecido pelo barco Farah. O cenário dos próximos dias é digno de divindades, já que mistura as belezas naturais aos antigos templos e construções. Depois de navegar pelo Nilo, desembarcamos em Luxor e voltamos de avião para a cidade do Cairo. A capital ainda nos reserva outras surpresas…vamos conhecer o novo Museu Nacional da Civilização Egípcia, um verdadeiro espetáculo, com direito a visitar o salão das múmias. O Egito é parada obrigatória a todos que nunca querem deixar de aprender. As experiências que vivi por essas terras são, no mínimo, transformadoras e claro que a palavra inesquecível não poderia faltar. Já as histórias…essas são tantas que dão um bom livro, ou até roteiro de filme. Se você ainda quiser aproveitar um pouco mais antes de voltar para casa, uma alternativa super recomendável é pegar um voo direto do Cairo para Doha e assim conhecer o Catar, o país será sede da Copa do Mundo ainda este ano e tem muito a oferecer. Entre as paradas ao longo dessa aventura, visitaremos o maravilhoso Templo de Kom Ombo, às margens do Nilo, e o inesquecível Vale dos Reis, lugar de descanso dos faraós. Todo o passeio, além de ser divertido, é uma verdadeira aula, que inclui as mais diversas reflexões…sempre me perguntava: quantas histórias se passaram por aqui? O mais importante na vida é criar memórias com as pessoas que amamos e a melhor maneira de fazer isso é vivendo experiências inesquecíveis. Ao longo desses quase 40 anos, visitando os mais diversos locais no mundo, posso afirmar com tranquilidade: viagens são a melhor forma de viver experiências, estreitar laços e, claro, ter boas histórias para contar. Pensando nisso, decidi trazer um roteiro completo. Esse é meu convite para você curtir, aproveitar e viver momentos maravilhosos com a família e amigos. Aperte o cinto, pois estamos rumo ao Egito! Quem não cresceu ouvindo falar das pirâmides, das múmias, do Rio Nilo e da rica história do Egito? Confesso que a sensação de estar lá é uma mistura inesquecível de sentimentos e emoções. A nossa aventura começa com um voo da capital baiana para São Paulo e, de lá, embarcamos para a cidade do Cairo. O que dizer da capital do Egito? A cidade, centro de um dos maiores impérios que o mundo já viu, é a própria história viva e tem características muito peculiares, como o trânsito que é uma verdadeira loucura. + T U R I S MO O nosso dia não termina por aqui…faremos um passeio para ver as pirâmides e a Esfinge de Gizé, que experiência incrível! Além disso, vale dizer que o conhecimento histórico dos guias é impressionante, o que dá um tempero especial ao roteiro. Prepare a câmera e o coração: as paisagens são de tirar o fôlego! OMAR ELSHARAWY ABDULLAH ELHARIRY ALESSANDRO ZANINI FARAH Por Suzana Mamede Quem for para o Egito, a partir de outubro de 2022, poderá visitar o Grand Egypt Museum. Quando inaugurado, será o maior museu arqueológico do mundo, com artefatos do Egito antigo, incluindo a coleção completa de Tutancâmon; muitas peças serão exibidas pela primeira vez. O projeto do edifício foi decidido no segundo maior concurso de arquitetura da história. Com certeza iremos conferir! Dica por Kika Mamede
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE3MjY=